quarta-feira, 25 de maio de 2011

Medindo Distâncias Inacessíveis




Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Matemática
Proporcionalidade e Equivalência
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Matemática
Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final
Matemática
Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender e utilizar o Teorema de Tales para medir distâncias inacessíveis;
Analisar através de problemas cotidianos diversos casos de aplicação do Teorema de Tales.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Propriedades dos paralelogramos;
  • Razão entre segmentos proporcionais.



ATIVIDADE 1

IMPORTANTE SABER:Esta atividade pode ser executada em um laboratório de informática ou na própria sala de aula;

ATIVIDADE 2
CALCULANDO A ALTURA DE UM POSTE DE LUZ
Nesta atividade o professor levará seus alunos para um local plano próximo a um poste de luz, de onde se pode medir com uma trena o comprimento da sombra desse poste formada pelos raios solares.  Para realizar esta medida pode-se utilizar a “TRENA DE RODA”.  Em seguida, coloca-se um cabo de vassoura, com medida conhecida, na mesma direção do poste e após medir o comprimento da sombra desse cabo de vassoura no chão, faz-se um esquema como na figura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário